Serve: 12 pessoas
Tempo: 6 horas de marinada + 2 horas
Nível: Avançado
Corte: Cupim (também conhecido como: giba)
Cortes alternativos: Costela ou bananinha

Ingredientes
400 ml de água
1 cabeça de alho descascado (+/- 10 dentes)
2 tomates médios cortado em pedaços grandes
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
200 g de cebola cortada em pedaços grandes
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa cheias) de sal (40 g)
Cebolinha verde picada grosseiramente a gosto
2 kg de cupim

Modo de preparo
Num liquidificador, coloque 400 ml de água, 1 cabeça de alho descascado (+/- 10 dentes), 2 tomates médios cortado em pedaços grandes, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, 200 g de cebola cortada em pedaços grandes, pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa cheias) de sal, cebolinha verde picada grosseiramente a gosto e bata até obter uma pasta. Reserve.

Com uma faca, retire o excesso de gordura do cupim e corte-o em bifes grossos (+/- 3 cm). Fure os bifes com a ponta de uma faca, coloque numa tigela, despeje a pasta de temperos (reservada acima), cubra e deixe na geladeira por no mínimo 6 horas.
Após o tempo de marinada, coloque a carne e o tempero numa panela de pressão e cozinhe por 1 hora e 30 minutos após começar a chiar. Tire a pressão da panela e coloque os bifes numa travessa.

Obs.: se após retirar a pressão você achar a carne dura coloque novamente na pressão, até ficar macia, sem desmanchar.

Limpe o tempero que ficou preso nos bifes e grelhe-os numa frigideira com azeite e manteiga, em fogo médio, até formar uma casquinha crocante e dourada na superfície. Sirva em seguida. Obs.: pode-se levar também para uma churrasqueira sobre uma grelha para dourar.