O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, (Sedeme), Adnan Demachki, se reuniu, na tarde desta terça-feira, 12, com o secretário estadual Hildegardo Nunes (Agropecuária e Pesca); o presidente da Emater, Pedro Pedroso; o superintende do Banco da Amazônia, Luiz Euclides Feio e o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, no município. As pautas da reunião foram demandas do setor produtivo, a exemplo do Fortefrigo, cujo proprietário, Murilo Zancaner, também participou da reunião de trabalho.

Pronto para começar a funcionar, o Fortefrigo resulta de um protocolo de intenções assinado entre o investidor Murilo Zancaner, o Basa, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paragominas, em 23 de janeiro de 2011, data de comemoração da fundação da cidade de Paragoninas, que em 2015, completou exatos 50 anos. À época da assinatura do protocolo, o prefeito municipal era justamente o atual titular da Sedeme, Adnan Demachki.  A empresa foi a primeira a se instalar no Pará com o primeiro processador de suínos, ovinos e gado de corte.

Atualmente, o frigorífico tem capacidade para abater 700 pequenos animais por dia, a exemplo de suínos e caprinos e vai gerar centenas de empregos diretos, além de ocupações indiretas na produção. O mercado indireto inclui, por exemplo, a fabricação de ração e o transporte de insumos e mercadorias.

A reunião de trabalho foi no sentido de verificar as pendências que ainda existem para o seu funcionamento, especialmente o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o processo de integração entre frigorífico e pequenos produtores.

Fonte: SEDEME/ASCOM